Comemoração reúne Família Marista em uma jornada global de reflexão, oração e inspiração
Nesta segunda-feira, 16 de setembro, a Família Marista dará início às celebrações do centenário de nascimento do Irmão Basílio Rueda em todo o mundo. Figura histórica para a congregação e para a Igreja, Basílio Rueda foi um exemplo de liderança espiritual e intelectual, com uma vida dedicada ao serviço, à educação e ao Movimento por um Mundo Melhor. Com o objetivo de fortalecer esse legado, a Região América Sul, por meio da articulação com o Memorial Marista lidera uma iniciativa que busca reviver a história de Basílio e impulsionar seu processo de canonização, promovendo o engajamento de leigos e Irmãos nas três fases: Entender Basílio, Rezar por Basílio e Celebrar Basílio.
Um líder espiritual e intelectual
O Irmão Basílio Rueda teve um papel central na condução do Instituto Marista durante duas décadas desafiadoras, de 1967 a 1985, como Superior Geral. Dyogenes Philippsen, diretor do Memorial Marista, destaca que “ele foi um religioso que transcendeu os muros de sua congregação, destacando-se como liderança intelectual cristã a serviço da Igreja e do reavivamento da vida religiosa consagrada. Muitas de suas contribuições à Igreja nos anos 1950, como líder no Movimento por um Mundo Melhor, anteciparam as ideias do Concílio Vaticano II.”
Basílio soube guiar o Instituto durante a transição provocada pelo Concílio Vaticano II, adaptando o carisma Marista aos desafios contemporâneos. Suas cartas e documentos oficiais abordavam temas como espiritualidade e o serviço aos pobres, um diferencial e um um legado que continuam, até hoje, inspirando os maristas globalmente.
Fase 1: entender Basílio (setembro)
A primeira fase do itinerário de celebração, intitulada Entender Basílio, será dedicada a apresentar sua vida e seu impacto no Instituto Marista. Durante o mês de setembro, materiais exclusivos serão lançados em uma página especial, que incluirá testemunhos e uma linha do tempo destacando sua jornada espiritual e profissional. O objetivo é trazer à luz capítulos menos conhecidos de sua vida, como sua formação filosófica e seu papel fundamental no Movimento por um Mundo Melhor.
Dyogenes Philippsen ressalta que Basílio era muito mais do que o 9º Superior Geral do Instituto: “Ele foi um brilhante filósofo e professor, muito estimado por seus alunos. Suas ideias influenciaram a teologia e a renovação da vida religiosa, e isso precisa ser mais reconhecido pelas gerações Maristas atuais.”
Fase 2: rezar por Basílio (outubro)
Em outubro, mês de nascimento de Ir. Basílio, a atenção estará voltada para momentos de oração pela sua canonização. Um dos destaques será o lançamento da edição especial do Caminhar Marista 10, em português e espanhol, organizada pelo Memorial Marista. Esta publicação trará reflexões sobre a vida de Basílio, destacando sua espiritualidade e o impacto de seu legado no mundo atual.
Além disso, será lançado o livro biográfico organizado pelo Ir. Antonio Estaún, ex-postulador geral, que detalha a juventude de Basílio, seu compromisso com a evangelização e seu papel como líder espiritual na América Latina. Dyogenes complementa que esse livro é fundamental para compreender como Basílio desenvolveu seu pensamento como líder e construiu sua visão de mundo.
Fase 3: celebrar Basílio (Final de Outubro em diante)
A última fase do centenário, Celebrar Basílio, envolverá a Família Marista global em eventos de reflexão e celebração. “Celebrar a memória de Basílio é mais do que relembrar o passado; é fortalecer a identidade Marista e reforçar nossa missão no mundo de hoje,” afirma Dyogenes. Essa etapa terá um enfoque especial na propagação da oração pela canonização de Basílio, além de atividades que convidam os leigos e Irmãos Maristas a refletirem sobre seu exemplo de fé, serviço e esperança.
Um legado para as novas gerações
Para Dyogenes Philippsen, a celebração do centenário do Irmão Basílio Rueda é uma oportunidade única para inspirar as novas gerações de irmãos e leigos Maristas. “Seu legado de serviço, espiritualidade e liderança intelectual cristã é um modelo vivo de compromisso com a missão Marista, e deve continuar a guiar nossos passos na construção de um mundo melhor.”
Acompanhe a página especial do centenário e as nossas redes sociais para ficar por dentro das celebrações e participar ativamente deste momento histórico.
Komentarze